A primeira plataforma de crowdfunding científico do Brasil. Financie a ciência que importa pra você.

Crowdfunding científico: uma saída possível



Crowdfunding pode até parecer uma palavra estranha para alguns, porém vem sendo cada vez mais pronunciada no Brasil. Também conhecida como financiamento coletivo ou colaborativo, o crowdfunding é um modelo de apoio financeiro a projetos em que muitos investidores ou apoiadores contribuem com baixas quantias, viabilizando a execução e o sucesso da empreitada. E estão enganados aqueles que pensam que se trata de um modelo recente. Os primeiros indícios de financiamento coletivo possuem quase 300 anos e já permitiram desde o financiamento de operações militares na Europa, passando por produção de livros, até a construção da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque. O conceito é simples: o público em geral percebe a importância de um projeto e decide apoiá-lo financeiramente. Uma grande quantidade de doações em pequenos valores se torna facilmente centenas ou milhares de reais. Aí que percebemos o poder das massas.

Apesar de recente, o crowdfunding no Brasil, já demonstra força e movimenta milhões de reais por ano, viabilizando projetos de diferentes áreas, como cultura, música e arquitetura, por exemplo. No entanto, a necessidade de uma plataforma de crowdfunding voltada exclusivamente para ciência se mostrou urgente por diversos motivos.

O principal deles é que, em tempos de recessão econômica como os que se vive hoje, projetos de ciência e tecnologia, que possuem financiamento majoritariamente público, são interrompidos devido à falta de verba. Em 2016, os maiores veículos do país estamparam em suas capas inúmeras manchetes anunciando cortes de investimento em ciência e tecnologia. A expectativa é que a tesourada chegue à 50% em 2016. Um retrocesso grave que pode ter efeito nefasto sobre as conquistas recentes da área. Com o intuito de complementar, ou, em tempos de crise, substituir o fomento público, o crowdfunding científico pode, ainda que em parte, impedir que a ciência padeça refém de crises políticas e econômicas. Dessa maneira, o crowdfunding se torna um modelo importante e uma saída possível, especialmente em tempos adversos.

Além disso, o crescente apetite da população por ciência e tecnologia é notório. Frequentemente vemos debates sobre novos medicamentos, terapias e descobertas em programas de televisão e seus desdobramentos são discutidos às mesas de jantar e reuniões de família. As pessoas querem consumir esse tipo de conteúdo, e por que não participar? Por que não viabilizar financeiramente esses avanços científicos? O crowdfunding científico possibilita a aproximação entre esses dois principais personagens: de um lado os pesquisadores, e de outro, a população; além de permitir a participação ativa das pessoas no que diz respeito aos novos avanços e descobertas científicas. O público leigo lê, curte e compartilha conteúdo científico de qualidade. Canais científicos do youtube, por exemplo,  contam com uma legião de seguidores que totalizam milhões de visualizações todos os anos. Poucos, porém, sabem que podem apoiar estudos científicos e contribuir para que a ciência brasileira se desenvolva. Uma plataforma de crowdfunding exclusivamente científica daria a visibilidade que a ciência merece e permitiria a participação que a população deseja.

Entropia Coletiva - Faça a Ciência Acontecer!

Assim nasce a Entropia Coletiva, a primeira plataforma da crowdfunding científico do Brasil, que será lançada em junho de 2016.  Com o intuito de democratizar a ciência e trazer a população para o ambiente científico, a Entropia Coletiva possui uma plataforma altamente interativa na qual apoiadores acompanham e interagem com pesquisadores enquanto a ciência é desenvolvida.
, ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela mensagem. Entraremos em contato em breve!