A primeira plataforma de crowdfunding científico do Brasil. Financie a ciência que importa pra você.

As conquistas e desafios do Crowdfunding Científico no Brasil

O financiamento coletivo ou crowdfunding envolve reunir doações de pequeno valor de muitas pessoas e tem se mostrado bastante eficiente mundo a fora. Por meio desse mecanismo, milhares de pesquisas foram viabilizadas nos últimos anos, possibilitando uma nova forma de financiar os avanços científicos.

Por meio de plataformas especializadas e dedicadas exclusivamente à ciência, o mercado do crowdfunding científico movimenta milhões de dólares todos os anos nos EUA e na Europa. Com o crescimento mundial acelerado, esta prática chegou ao Brasil com iniciativas como Catarse, Kickante e Vakinha que, apesar de serem plataformas consagradas no mercado colaborativo, não são especializadas em ciência.

O fato de não serem especializadas em ciência pode explicar, ainda que em parte, o discreto sucesso dessas plataformas ao financiarem projetos científicos. Um levantamento feito pela #EquipeEC aponta que, desde 2013, foram ao ar apenas 29 campanhas de arrecadação para pesquisas em ciência, menos de 10 por ano, número que é baixo e desanimador. Outro dado que chama atenção é que cerca de 45% destas campanhas foram bem sucedidas, ou seja, alcançaram o valor necessário para saírem de fato do papel.

O levantamento, no entanto, também mostrou pontos positivos que merecem destaque: cerca de cinco mil pessoas se engajaram e apoiaram essas campanhas, movimentando aproximadamente meio milhão de reais! As campanhas bem sucedidas mobilizaram, em média, 319 apoiadores, que doaram R$ 118, acumulando 33 mil reais.

Os dados revelam que o crowdfunding científico no Brasil se apresenta como um modelo incipiente, que falha em alcançar e mobilizar a população interessada em apoiar campanhas de ciência. Por outro lado, as campanhas que obtiveram êxito em mobilizar suas redes de apoiadores foram recompensadas com forte adesão e interesse do público.

Comprometida em preencher lacunas como essas, a Entropia Coletiva nasce para desenvolver e aprimorar a capacidade de comunicação científica nos pesquisadores, despertar e alimentar o interesse das pessoas por ciência e, assim viabilizar o financiamento de projetos científicos!


A Entropia Coletiva possibilita uma maior interação entre pesquisadores e população, fomentando projetos científicos e o interesse pela ciência.

A Entropia Coletiva é a primeira plataforma de crowdfunding científico do Brasil, que traz em seu DNA a crença de que a ciência precisa acontecer em uma via de mão dupla entre dois personagens: Cientistas e População.

,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela mensagem. Entraremos em contato em breve!